Exames de Apoio

AP.jpg
Estudo Anátomo Patológico

Biópsia é um procedimento  de retirada de um fragmento ou mais de tecido (pele ou outro órgão). São submetidos ao processo histológico de confecção de lâminas para um médico patologista que o observará ao microscópio. Esta análise feita pelo patologista chama-se estudo anatomo patológico ou estudo histopatológico (significam a mesma coisa).

Cp.jpg
Citologia Oncótica

O exame de Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado popularmente de Papanicolaou, é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor, pode causar certo incomodo, porém é pouco. É um exame que deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas. Mulheres que já tiveram atividade sexual devem fazer o exame periodicamente. Mulheres grávidas também podem fazer o exame a não ser que tenham restrições médicas. O ideal é realizá-lo uma vez por ano.

IH.png
Imuno Histoquímica

A imuno-histoquímica é um exame complementar que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. É um exame muito útil na avaliação confirmatória de um determinado diagnóstico, podendo ser utilizado também na avaliação prognóstica de pacientes, especialmente na rotina oncológica. s tecidos serão avaliados quanto à expressão específica de proteínas que identificam células características. Com isso, podemos diferenciar os tumores com base em sua origem celular (epitelial, mesenquimal, melanocítico, tumores de células redondas etc).